sexta-feira, 10 de maio de 2013

A morte de Ivan Ilitch

"A vida, uma série de sofrimentos cada vez maiores, acelera rapidamente para o final e este final é o sofrimento mais terrível."



Autor: Leon Tolstoi
Edição: 1ª 
Editora: L&PM Pocket
Tradução: Vera Karam
Número de páginas: 109
Gênero: Novela

Ivan Ilitch foi um magistrado renomado que se casou com Praskovya Fiodorovna puramente por interesse e com ela teve um casal de filhos. Com a oportunidade de uma promoção no trabalho onde teria de partir para outra cidade, ele se muda primeiro e fica muito animado com a decoração do lar e acaba caindo e se machucando, começando assim sua saga rumo à morte.
A doença que inicialmente é tratada como um problema no rim ou apendicite vai se agravando cada vez mais, até que Ivan não consegue mais trabalhar ou sair de casa. À medida que sua enfermidade se estende, ele se sente um peso para a família, apreciando somente a presença de seu filho e do criado Gerassim. Em vários momentos ele deseja a morte como uma cura para seu sofrimento.
O livro apresenta uma profunda reflexão sobre a morte e as relações humanas. As pessoas vivem como se fossem imortais e tratam a morte como um futuro distante e incerto. Logo ela que é a única certeza que alguém pode ter...
Algo que se pode depreender do abandono que Ivan sente por parte da família é o fato de que mesmo que construamos um lar sólido e conquistemos vários amigos ao longo da vida, é comum se deparar com a solidão, por vezes tão sozinhos que a única companhia são os próprios pensamentos de arrependimento e vazio.


Avaliação

Para análise da obra, sugiro a questão número 32 (página 28) do PAAES 2012 da Universidade Federal de Uberlândia (Prova e gabarito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário